Salário emocional é o conjunto de incentivos motivacionais que a empresa oferece aos funcionários e que vai além do salário monetário.
São ações que vão além da criação de um ambiente favorável, que propiciam a sensação de pertencimento.
Quais os principais exemplos de salário emocional?
Plano de carreira: Para que o profissional trabalhe motivado, ele tem que ter perspectiva de crescimento. O plano de carreira é uma das formas de oferecer um salário emocional.
Capacitação interna: O RH deve implantar ferramentas e todo conhecimento necessário para que os profissionais se desenvolvam constantemente. Dessa forma, terá pessoa mais qualificadas e não precisará procurar no mercado.
Flexibilidade no trabalho: Permitir que os profissionais estabeleçam seus próprios horários e sua rotina de atividade. Nem todos produzem bem no horário das 8 às 18hs.
Modelo híbrido: O modelo HomeOffice ganhou força por conta da pandemia, mas pós pandemia, empresas optaram por voltar ao modelo presencial. O modelo híbrido é um meio termo, permitindo uma melhor qualidade de vida, sem perder a integração com a equipe. Ele é um dos principais exemplos do salário emocional.
Benefícios: Adequar benefícios para o perfil dos colaboradores.
Relações Individualizadas: Além da integração entre a equipe, O Rh deve investir no desenvolvimento de relações individualizadas. Pessoas com perfis diferentes, precisam de abordagens diferentes.
Para muitos profissionais o salário emocional vale mais do que o dinheiro.
Kommentare